AGENDE UMA VISITA
Arquiteto ou Engenheiro. Qual devo contratar para o projeto de casa?
Para a criação de um projeto de casa é necessário contratar um arquiteto, um engenheiro ou preciso dos dois. Veja o que faz cada um deles e entenda qual deles contratar.
Projeto
Construir uma casa não é uma tarefa simples, pois quem já construiu conhece bem os desafios de colocar uma casa de pé. Mas tudo isso pode ser minimizado se você fizer um bom projeto e seguir o que manda o bom senso. Quando falamos em projeto logo pensamos logo no arquiteto que é o profissional preparado para ajudar no planejamento da sua construção. " Eu mesmo, ao mesmo 20 anos via a construção como um 3x3..,um 4x4.., ajudava sempre na obra da minha própria casa e achava que tudo estava bom, afinal de conta queria morar. Após a faculdade vi que boa parte das áreas construídas foram mau dimensionadas. É o que o qualificação técnica me fez aprender isso. Hoje digo aos mesmos cliente: Se o projeto não está bom.., mudamos no papel. Agora depois de pronto.., quebrem as paredes".
Qual devo contratar: engenheiro ou o arquiteto?
Antes de responder é preciso entender que embora trabalhem na mesma área, são profissionais um pouco diferentes, pois enquanto o engenheiro se ocupa mais da parte estrutural do projeto, o arquiteto se volta mais para o planejamento do espaço, das formas e nas funcionalidades da futura casa. Eu defino a arquitetura como o bom uso do espaço sendo aliado com as prioridades do cliente.
Entendido esta primeira parte podemos afirmar que o melhor caminho seria contratar um arquiteto, já que é necessário pensar em diversas coisas como:
Melhor aproveitamento possível do terreno
Distribuição correta dos cômodos da casa
Ventilação e iluminação. Este item é importantíssimo e deve ser levado muito a sério, pois negligenciar isso poderá trazer problemas para o imóvel como pode ser visto no texto: o cuidado com a iluminação e a ventilação.
Funcionalidade da casa. Sabe aquela coisa de você abrir uma porta e dar de cara com uma parede ou aqueles corredores enormes? Ou ainda a porta do quarto na cozinha? Houve um caso de uma casa que vi certa ocasião que ela mais parecia um labirinto e inclusive você conseguia fazer um loop dentro da casa, ou seja, um quarto que ligava o outro, que ligava o outro e que ligava ao primeiro.
Entre outras coisas que é preciso planejar e pensar bem antes de iniciar a construção e neste caso o arquiteto é a pessoa certa para ajudar nisso. Alias, dependendo do caso é necessário outros projeto como: elétrico, hidráulico entre outros.
E o engenheiro?
Quer dizer então que não preciso de engenheiro? Não, o cálculo estrutural da residência tem que ser feito pelo engenheiro e ele será responsável pela estrutura da obra. Construções de até 3 pavimentos+ cobertura o arquiteto pode ser o responsável pela execução e andamento da obra acima disso e necessário um engenheiro. Então mesmo que o arquiteto faça o projeto arquitetônico administre e execute a obra, se ultrapassar essa características é necessário também o engenheiro.
Normalmente os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros e você não precisa fazer a contratação separada, ou seja, o próprio arquiteto encaminha para os profissionais responsáveis.